O Esporte Clube Ypiranga é um clube de futebol com sede em Salvador, no estado da Bahia, Suas cores são amarelo e preto, e seus torcedores são conhecidos como ypiranguenses ou aurinegros.

É o terceiro clube com mais títulos baianos, depois do Bahia e do Vitória, com 10 conquistas no total. E também um dos mais tradicionais clubes baianos.


No início do século XX, jovens excluídos da sociedade por vários motivos, principalmente por fatores étnicos, sociais e econômicos e por conta disso, impedidos de participaram de clubes de futebol no Brasil, objetivaram fundar um clube que unisse o povo pobre da cidade em detrimento dos privilégios das elites, surgiu o Sport Club Sete de Setembro, em 17 de abril de 1904, mas que em 7 de setembro de 1906, surge uma nova equipe, agora chamada de Sport Club Ypiranga (na atualidade Esporte Clube Ypiranga), nome escolhido por causa da conjuntura nacional do momento.A partir daí então o Esporte Clube Ypiranga figurou como destaque no cenário baiano, ganhando 10 títulos estaduais (sete de forma invicta), assim como também 10 vezes ficou como segundo colocado. Já na Segunda Divisão estaudal, o clube detém 2 títulos, um conquistado em 1983 e outro em 1990 (de forma invicta). A categoria Juvenil do Ypiranga também conquistou diversos títulos ao longo dos anos.

Campeonato Baiano 10 : 1917 - 1918 -1920 - 1921 -1925 - 1928 - 1929 -1932 - 1939 - 1951


Campeonato Baiano - 2ª Divisão: 1983 - 1990Torneio dos Campeões do Norte-Nordeste: 1951

Torneio Início 8 : 1919 - 1922 - 1929 - 1933 - 1947 -1956 - 1959 - 1963

O Ypiranga mantém uma clássico de longos anos com o Galícia, esse clássico já foi considerado (ou ainda é) o segundo maior da Bahia depois do Ba-Vi. Ypiranga, Botafogo e Galícia são depois de Bahia e Vitória os maiores detentores de títulos estaduais com 10, 7 e 5 títulos respectivamente.


Trofeu de Campeão Baiano de 1920

Trofeus do Ypiranga

Trofeus do Ypiranga

Capela do Ypiranga

Capela do Ypiranga

Sala de Roupeiro


Estádio Deputado Galdino Leite





Apolinário Santana, mais conhecido por Popó, começou a jogar aos 14 anos e atuava em todas as posições. Até no gol. Mas a principal façanha do maior supercraque baiano foi tornar-se o líder do revolucionário time do Ypiranga, o primeiro a vencer o racismo que marcou o início do futebol no país.

LETRA DOS DOIS HINOS

O Hino Canário foi composto por um torcedor do Galícia para homenagear sua esposa que é Ypiranguense. Só na Bahia, com seu povo solidário e tolerante, acontece isso...

HINO CANÁRIO
(Milton Santarém/Walter Álvares)

Aurinegro equipe varonil
teu passado honroso de glórias
é o loiro da torcida viril
incentivo das grande vitórias

Ypiranga o time mais querido
esquadrão aguerrido e leal
é no campo da luta temido
pelo mais valoroso rival
(refrão)

avante Ypiranga popular
mas um tento, outro tento nós, queremos
para tua bandeira tremular
e todos nós com a vitória vibraremos.

HINO ESPORTE CLUBE YPIRANGA

(Valter Queiróz)

Meu amarelo e preto
meu time do peito
meu velho Ypiranga
o povo foi quem te criou, consagrou

time do nosso amor
a gente enfrenta chuva,
a gente enfrenta o sol
bandeira aurinegra honrando o futebol

é o povo reunido, cantando mais uma vez:
agora um, dois, três
vai pra frente mais um gol
eu só saio daqui com o Ypiranga vencedor
(repete)