Estádios Baianos Atuais


 
  Arena Fonte Nova ( Salvador ) Capacidade: 60,000

A Arena Fonte Nova é um estádio de futebol localizado em Salvador, no estado brasileiro da Bahia, reconstruído no mesmo local do antigo estádio Octávio Mangabeira O equipamento é referido oficialmente como Complexo Esportivo Cultural Octávio Mangabeira, Entretanto, por questões de patrocínios de nome ganhou a denominação Itaipava Arena Fonte Nova, ao mesmo tempo que manteve-se também o apelido do antigo estádio que substituiu, também sendo conhecido popularmente como Fonte Nova.

Para a construção, a antiga estrutura foi implodida em 29 de agosto de 2010 para dar lugar à Arena Fonte Nova, projeto de sede baiana para a Copa do Mundo FIFA de 2014. No início do mês de janeiro de 2013, atingiu 90% das obras concluídas, tendo sido o quarto estádio mais avançado dentre os doze que sediaram a Copa das Confederações de 2013 e a Copa do Mundo de 2014, E em março, alcançou 99% das obras concluídas. O estádio foi oficialmente inaugurado no dia 5 de abril, com presença da presidente Dilma Rousseff. O primeiro jogo da arena foi o clássico Ba-Vi, ocorrido dois dias depois, onde o Vitória se sagrou vencedor por 5 a 1.Renato Cajá, jogador do rubro-negro baiano, entrou para a história da Arena ao marcar o primeiro gol após a inauguração.

Utiliza o mesmo modelo de gestão multiúso de sucesso na Europa, o do Amsterdam Arena, um dos maiores centros de lazer do mundo, casa do Ajax e parceiro na operação da nova arena baiana. O estádio tem capacidade para 47.907 pessoas em três níveis de arquibancadas com assentos cobertos, camarotes, restaurante panorâmico com vista para o estádio e para o Dique do Tororó, e duas mil vagas de estacionamento. Sua estrutura abriga também sala de imprensa, quiosques, elevadores, sanitários e centro de negócios que funciona independentemente dos jogos.Além de partidas de futebol, a Arena Fonte Nova permite a realização de outros eventos como apresentações musicaiscongressos e encontros de negócios. Sua estrutura verticalizada, com três anéis de arquibancada, coloca o público mais próximo do espetáculo promovendo um maior envolvimento e favorecendo a acústica.



Estádio Pituaçu ( Salvador ) Capacidade:  32,160

O Estádio Governador Roberto Santos, mais conhecido por Estádio de Pituaçu, é um estádio de futebol localizado no bairro de Pituaçu, em Salvador, de propriedade do Estado da Bahia. espectadores (depois da reforma e ampliação) e já foi palco de grandes jogos.

O Estádio ganhou o prêmio de melhor gramado da Série B de 2010 concedido pela Confederação Brasileira de Futebol.

O Estádio de Pituaçu foi um centro oficial de treinamento durante a Copa do Mundo FIFA de 2014, uma vez que a Arena Fonte Nova recebeu os jogos do torneio.

O estádio foi inaugurado originalmente em 10 de março de 1979, com uma partida entre o Bahia e o Fluminense de Feira em que o Bahia venceu por 2 a 0, gols marcados por Douglas.

Iniciado em abril de 2012, o projeto Pituaçu Solar é um sistema de geração solar fotovoltaica. Primeiro equipamento de iluminação solar da América Latina, tem capacidade geradora de 633 megawatts-hora (MWh) anuais, os quais garantem a autossuficiência elétrica do estádio e o excedente é fornecido aos prédio das secretarias do Trabalho (Setre) e da Administração (Saeb), no Centro Administrativo da Bahia (CAB). Com investimento total de 5,5 milhões de reais oriundos da Coelba, governo estadual e Fundo Nacional de Eficiência Energética, até o fim de 2014 os gastos com energia foram reduzidos em 400 mil reais.

Foi aberto em setembro de 2013, o Centro de Visitação Pituaçu Solar nas dependências do estádio como um espaço para destacar a história da instalação esportiva e a inovação representada pela geração solar. O centro, em 2015, já tinha recebido a visitação de mais de três mil pessoas.




Estádio Manoel Barradas Barradão ( Salvador ) Capacidade: 30,618

O Estádio Manoel Barradas, também conhecido como Barradão, é um estádio de futebol localizado em Salvador, no estado da Bahia de propriedade do Esporte Clube Vitória. O equipamento foi erguido sobre um terreno doado pelo então prefeito de Salvador, Clériston Andrade, e contou com o apoio financeiro do governo do estado, na gestão de João Durval Carneiro, cujo sogro, Manoel Barradas, ex-presidente do clube e conselheiro, foi homenageado dando seu nome ao estádio. Sua capacidade máxima é de 35 mil espectadores. Foi a primeira edificação do Complexo Esportivo Benedito Dourado da Luz, o CT rubro-negro.

Na Série C de 2006, a média de público do Vitória foi de 15.062 pagantes por partida.Já na Série B de 2007, foi de mais de 18.000 pagantes. Na edição de 2008, quase 16.000 pessoas estavam no estádio por partida, enquanto que em 2009, com o aumento do preço dos ingressos, a média caiu para pouco menos de 13.400. Na Série B de 2012, com a subida do time para a elite do Brasileirão teve uma média de 16.192 pagantes, a maior da competição. Na Série A de 2013, com a boa campanha do time na competição, a média foi de 14.780 pagantes.

Em 2014, o estádio recebeu algumas reformas estruturais para recepcionar os treinos das seleções da Copa do Mundo. Foram feitas reformas nos vestiários, com ampliação do número de chuveiros, substituição de piso e esquadrias, além da instalação de um spa para tratamento dos atletas. O campo do Barradão foi completamente renovado, com novo sistema de irrigação e drenagem e grama que obedece aos padrões estabelecidos pela FIFA, cortada a laser, que vinha sendo muito criticado.




Estádio Joia da Princesa ( Feira de Santana ) Capacidade: 16,275

Estádio Alberto Oliveira, conhecido como Joia da Princesa, é um estádio de futebol de Feira de Santana, estado da Bahia, que atende a diversos clubes do município, principalmente ao Fluminense de Feira Futebol Clube e Bahia de Feira e o Feirense, principais clubes da cidade.

Foi inaugurado em 23 de abril de 1953 quando o Bahia de Feira venceu o Galícia, da capital, por 2 a 0, com dois gols de Mário Porto.

Inicialmente foi denominado Estádio Municipal Almachio Boaventura, em homenagem ao intendente que fez a terraplanagem do terreno em 1950.

Em 13 de novembro de 1966, foi inaugurado no mesmo local um novo estádio, mudando a posição do campo. O estádio foi rebatizado com o nome de Alberto Oliveira, em homenagem ao ex-vereador e ex-presidente do Fluminense de Feira Futebol Clube. A reinauguração foi realizada pelo então governador Luís Viana. O Fluminense de Feira jogou amistosamente contra o Vasco da Gama do Rio de Janeiro, perdendo pelo placar de 1 a 0, gol contra do zagueiro Val. Foi nessa partida que se registrou o maior público da história do estádio, com 28 mil pagantes.

Em 1984 e 1985, o estádio passou por uma nova reforma e no jogo de reinauguração, realizado em 22 de agosto de 1985, em novo amistoso, o Fluminense de Feira deu o troco no Vasco e venceu o time carioca por 1x0. Nesse jogo se registrou o segundo maior público, com 25.254 pagantes.




Estádio Adauto Moraes ( Juazeiro ) Capacidade: 8,000

O Estádio Adauto Moraes, apelidado de Adautão é um estádio de futebol localizado na cidade de Juazeiro, estado da Bahia, ele pertence a prefeitura de Juazeiro e atende ao Juazeiro Social Club e à Sociedade Desportiva Juazeirense.




Lomanto Junior ( Vitória da Conquista ) Capacidade: 12,934
Estádio Municipal Lomanto Júnior, apelidado de Lomantão, é um estádio de futebol de Vitória da Conquista, no estado da Bahia, atende ao Vitória da Conquista.


Eliel Martins Valfredão ( Riachão do Jacuipe ) Capacidade: 5,000

Estádio Eliel Martins, o Valfredão, é um estádio de futebol de Riachão do Jacuípe, no estado da Bahia, atende ao Esporte Clube Jacuipense.

Foi o mando de campo do Jacuipense nas competições Copa Governador do Estado da Bahia de 2012 e Campeonato Baiano de Futebol de 2012 - Segunda Divisão, inclusive palco de uma das partidas da final dos dois torneios Problemas estruturais afastaram o Jacuipense em 2013, e o fizeram deslocar-se para o Estádio Mariano Santana, em Serrinha. Para 2014, reformas foram previstas em acordo entre Prefeitura e SUDESB, a fim de atender critérios da primeira divisão, entretanto, não foram feitas a tempo do campeonato. Em consequência, o Leão do Sisal mudou-se novamente, dessa vez para o Estádio de Pituaçu, em Salvador, para os jogos do campeonato de 2014.

Em março de 2015 é entregue as reformas no estádio, que incluíram nova iluminação, vestiários e gramado




Estádio Waldomiro Borges ( Jequié ) Capacidade: 3,000
Estádio Municipal Waldomiro Borges, apelidado de Waldomirão, é um estádio de futebol do município de Jequié, estado da Bahia, que atende à Associação Desportiva Jequié.


Estádio José Rocha ( Jacobina ) Capacidade: 5,000

O Estádio José Rocha localiza-se no município de Jacobina, no estado da Bahia e possui capacidade para 5.000 espectadores. Localiza-se na Rua José Rocha no Bairro da Estação, Foi recentemente Reformado pela prefeitura Municipal de Jacobina. O Jacobina Esporte Clube está disputando a 1ª divisão do campeonato Baiano no ano de 2016.




Estádio Mário Pessoa( ilhéus ) Capacidade: 7,000

O Estádio Mário Pessoa é um estádio de futebol de Ilhéus, Bahia, que atende ao Colo Colo de Futebol e Regatas e o River Ilheense Esporte Clube. Estádio de Futebol, que leva o nome do prefeito que o construiu, porém somente recebeu este nome em 1952, até então era apenas Estádio Municipal de Ilhéus. A inauguração ocorreu no último ano de governo do prefeito Mário Pessoa, no ano de 1940. Na partida inaugural em 28 de junho, entre dois clubes da capital, o Esporte Clube Bahia derrotou o Esporte Clube Ypiranga por 4x2. Na época foi considerado o maior do norte e nordeste do Brasil. Sua construção foi iniciada com o aterro do charco da área, desmembrada da Fazenda Boa Vista, dos herdeiros de José Gomes do Amaral Pacheco. O sistema de iluminação foi inaugurado no dia 15 de novembro de 1961 numa partida amistosa onde o Fluminense do Rio venceu o EC Vitória, de Salvador, por 1x0, com gol de Telê Santana.

O "Estádio Olímpico Mário Pessoa", como foi denominado na época, tinha condições de realizar várias modalidades de esportes terrestres. Hoje o estádio conta com novas arquibancadas na ala da Geral, cadeiras numeradas na arquibancada coberta, tribuna de honra, cabines para imprensa, amplos vestiários, quadra poliesportiva, escritório administrativo, um gramado de boa qualidade e refletores novos.




Estádio Municipal Antônio de Figueredo Carneiro ( Alagoinhas ) Capacidade: 12,000
O Estádio Municipal Antônio de Figueiredo Carneiro, apelidado de Carneirão, é um estádio de futebol localizado na cidade de Alagoinhas, no estado da Bahia, atende ao Alagoinhas Atlético Clube

No final de 2006 e início de 2007 teve início uma ampla reforma no estádio que consiste na reforma total do gramado, instalação de 4 mil cadeiras, e sistema de iluminação que permitirá a prática de jogos noturnos e sua transmmissão ao vivo.

A variedade adquirida para o gramado do estádio foi a esmeralda imperial, ideal para a prática esportiva. Essa variedade tem como principais características a boa tolerância à seca, pouco exigente quanto à qualidade do solo, requer menos adubação para o seu desenvolvimento, suporta bem possíveis desajustes na freqüência de podas, excelente recuperação ao stress e pode ser irrigada com água de baixa qualidade.

No dia 2 de março de 2007 o Atlético re-inaugurou o gramado do Carneirão, em treino aberto para a torcida.




Estádio Municipal Armando Oliveira ( Camaçari ) Capacidade: 7,000

Estádio Armando Oliveira é um estádio brasileiro de futebol está localizado na cidade de Camaçari, Bahia. Ele pertence à Prefeitura de Camaçari e atende ao Camaçari Futebol Clube e ao Sport Clube Camaçariense. Sua capacidade é de sete mil espectadores.

Foi um dos estádios baianos candidatos a centro oficial de treinamento durante a Copa do Mundo FIFA de 2014, uma vez que a Arena Fonte Nova era um dos locais selecionadas para realização dos jogos

O estádio foi inaugurado no ano de 1985 com o nome de Estádio Waldeck Ornelas, mas sofreu uma reforma em 2005. Com isso, o seu nome foi modificado para Estádio Armando Oliveira, em homenagem a um jornalista baiano renomado. No final do ano de 2007, houve mais uma reforma no estádio realizada pela prefeitura de Camaçari, recuperando o gramado, os sistemas elétrico e hidráulico, além de pintura e iluminação.




Estádio Municipal Luiz Viana Filho ( itabuna ) Capacidade: 11,000

Estádio Luiz Viana Filho é um estádio de futebol de Itabuna (Bahia), que atende ao Itabuna Esporte Clube e ao Grapiúna Atlético Clube.

O Itabunão, como é conhecido o estádio, foi inaugurado em 28 de julho de 1973, no jogo entre o Itabuna e o Vitória com placar final de 2 a 2. O primeiro gol do estádio é do jogador do EC Vitória Osny.

O maior público do estádio ocorreu do jogo entre o Flamengo-RJ e o Vasco da Gama-RJ no dia 20 de março de 1977 com um público de 28.213 pessoas, com placar de 2 a 1 para a equipe do Flamengo.




Estádio 2 de julho ( Guanambi ) Capacidade: 5,000

O Estádio 2 de Julho apelidado por "Coelhão", localiza-se no município de Guanambi, no estado da Bahia, no Bairro Paraíso e possui capacidade para 5.000 pessoas Tem como mandantes os clubes de futebol Guanambi Atlético Clube(GAC) e Clube Esportivo Flamengo, que está mandando os seus jogos nele desde a Segundona 2013.

O Estádio 2 de julho, foi construído graças a vontade e idealização de Isaías Manoel Cotrim (1925 - 2011), morador da cidade e um dos primeiros jogadores do time local junto com Idalício Teixeira (1940 - 1982) que era o goleiro, Waldemar, Pedro da Morte, José Ciríaco dos Anjos, Juvenal Cardoso dos Reis, Horácio Fernandes e o cantor nacionalmente reconhecido Waldick Soriano. Inaugurado no ano de 1964, teve a jovem Doralice Teixeira Cotrim, a honra de dar o primeiro chute (chute inicial) no estádio.

No ano de 2016 o estádio recebeu uma grande reforma onde foram construídos novos vestiários, novas cabines de rádio e televisão, tribuna de honra, nova iluminação, troca do gramado, reforço da estrutura e pintura geral.

No dia 04/03/2016 o estádio recebeu seu primeiro jogo oficial noturno com casa cheia para assistir o clássico Flamengo de Guanambi 2x1 Fluminense de Feira válido pela quinta rodada do campeonato Baiano. No dia 19/03/2016 o estadio ficou lotado para ver a partida de Flamengo de Guanambi X Ec Vitoria com mais de 3.000 telespectadores ( 2.800 pagantes) viram o time local bate o Vitoria time de 1 divisão do campeonato brasileiro pelo o placar de 1X0.

Atualmente o Clube Esportivo Flamengo manda seus jogos da primeira divisão do Baianão no estádio.



Estádio Arena Cajueiro  Prof, Jodilton Souza ( Feira de Santana ) Capacidade: 3,500


Estádio Antônio Pena Apelidado Penão ( Catu ) Capacidade: 8,000

Estádio de futebol de Catu, estado da Bahia, que atendia à Catuense Sua capacidade é de 8.000 pessoas, Este estádio foi fundado pelo então prefeito de Catu, Antônio Pena. Na partida inaugural, em 1996, a Catuense venceu por 2x1 com o Peñarol do Uruguai.

É considerado um dos mais belos estádios do Brasil, em sua linha de fundo está ornamentada uma grande fileira de flores.

O Penão já abrigou grandes jogos, um deles foi: Catuense e Atlético/MG na Copa do Brasil de 2004, na oportunidade o time da casa saiu vitorioso por 4x2.